Como se obter a salvação

27/05/2013 17:32

Tema da mensagem

Como se obter a salvação

Texto base Mc 10:17-22

  • ouvir o semeador.
  • O desprendimento de todas as coisas.
  •  Seguir a Jesus

Jesus, o pastor, o obreiro, é o semeador que vai a semear a boa semente. O desprendimento das riquezas era um meio possível para seguir a Jesus . Seguir a Jesus ao ponto de entregar a sua vida é a consequência lógica e aplicação da lei da morte e ressurreição e é um meio para ter a vida eterna.

                                17-22 JESUS E O JOVEM

17a       introdução

17b       o jovem pergunta ao bom mestre

18,19  Jesus diz que bom é somente Deus e responde ao jovem

20         o jovem é praticante dos mandamentos

21         proposta de Jesus ao jovem

22         reação do jovem frente a proposta

                           

A palavra trata a relação entre a posse de riquezas, a vida eterna e ser discípulo de Jesus, Trata-se de um desafio presente na comunidade no contexto histórico, o  desprendimento das riquezas era um meio possível para seguir a Jesus, com certeza muitos ricos na comunidade estavam negando o chamado de Jesus devido ao tipo de vida que isso exigia, e pensando que seguir a Jesus era uma coisa mais descompromissada.

 O jovem tenta impressionar com um cumprimento e espera ser saudado  em troca. O homem acha que sairá agraciado, mas Jesus é inteligente e em muitas passagens mostra essa sua resposta áspera que tem como objetivo testar a seriedade das intenções de seu interlocutor. Há realmente uma intenção do homem de entrar em juízo consigo mesmo, pois tinha dúvida a respeito disso. Nesse sentido querer fazer alguma coisa, é fazer alguma coisa em relação a lei, mas deveria haver o conhecimento dela e também a sua interpretação. Segundo o texto, para ter a vida eterna, se requer condições que superam o que a lei exige.o homem praticou e pratica a vontade de Deus em sua forma conhecida  até aquele momento. Jesus faz uma proposta mais forte ao que se considerava um bom seguidor do Mestre. o desprendimento das posses terrenas ,Mt.6.33 que tem como prêmio o tesouro nos céus é a vontade de Deus para esse homem. A resposta de Jesus atinge o centro da vida daquele homem, que é seguidor do deus Mamom, um devoto das riquezas.....

Seguir a Jesus ao ponto de entregar a sua vida é a consequência lógica e aplicação da lei da morte e ressurreição e é o único meio para ter a vida eterna..